Diretor técnico da ABCDT participa de evento em Caxias do Sul

0
47

O Prefeito Alceu Barbosa Velho abriu na tarde desta quarta-feira (25.09), na Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a palestra do nefrologista e diretor técnico da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT), Paulo Sérgio Luconi. Na ocasião ocorreu o pré-lançamento da revista comemorativa aos 20 anos da RimViver.

A palestra integrou a programação da 15ª Semana Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos em Caxias do Sul, promovida pelo Comitê Municipal de Doação de Órgãos e Tecidos, por meio das Secretarias da Saúde e Educação, IPAM, Hospital Pompéia, Hospital Geral, Hospital Virvi Ramos, RimViver, NefroClínica, Unimed Nordeste-RS, SSI e Mitra Diocesana.
A secretária municipal da Saúde, Dilma Tessari, deu boas vindas e se disse honrada em ser anfitriã da palestra do Dr. Luconi e de fazer parte do lançamento da revista da RimViver. "Caxias é um dos grandes palcos quando o assunto é solidariedade, contudo, precisamos manter viva essa campanha de doação de órgãos e tecidos o ano todo, para que ela esteja ainda mais presente na sociedade", destacou.
Para o Prefeito Alceu Barbosa Velho, a campanha de doação de órgãos merece a atenção de todo gestor público. Alceu parabenizou o RimViver pelos 20 anos e pelo belo trabalho que realiza em Caxias do Sul. "Se não fosse o trabalho dessa entidade, não teríamos o maior número de sim do Brasil", elogiou. Por fim, o Prefeito chamou a atenção para que as famílias digam sim à doação.
Em sua explanação, Luconi falou sobre o projeto desenvolvido recentemente, intitulado "Atenção Integral ao Portador de Doença Renal Crônica", uma iniciativa inovadora que atende pacientes com doença renal crônica através de um tratamento conservador por meio de uma abordagem multidisciplinar.
Segundo o médico, o projeto reduziu a mortalidade, a progressão da doença renal crônica (DRC), além dos custos sociais e financeiros com a redução nas internações dos pacientes portadores de DRC em tratamento conservador. "A ABCDT tem buscado garantir a sustentabilidade do doente renal crônico, procurando garantir o acesso ao tratamento renal substitutivo através da adequação do valor da hemodiálise aos custos, estimular a diálise peritoneal e incentivar o transplante renal", Destacou Dr. Paulo.
Dr. Paulo Luconi defendeu ainda a sustentabilidade ao trabalho junto ao doente renal crônico para assim ampliar o escopo de atuação dos nefrologistas e das clínicas de dialise, com o objetivo na prevenção para diminuir a morbidade e a mortalidade.
Atualmente, no Rio Grande do Sul, 1.064 pessoas aguardam em lista de espera para transplante de rim. O alto índice expõe a necessidade de ações preventivas e de conscientização junto à população.
A 15ª Semana Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos em Caxias do Sul ocorre até domingo (29). 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui