Dia Mundial do Rim alerta sobre a obesidade

0
45

A campanha acontece em âmbito mundial e o tema deste ano é “Estilo de Vida Saudável para Rins Saudáveis”
O Dia Mundial do Rim (DMR) foi idealizado pela Sociedade Internacional de Nefrologia em 2005 e é comemorado na segunda quinta-feira de março. Em 2016, o Brasil esteve entre os três principais países que mais realizaram ações de prevenção no mundo. Neste ano, a data será celebrada em 09 de março.
A Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), em associação ao World Kidney Day, está desenvolvendo uma série de ações para promover a adoção de comportamentos preventivos. O objetivo é informar sobre as consequências nocivas da obesidade e a sua relação com a doença renal, defendendo um estilo de vida saudável e políticas de saúde.
Estima-se que, em 2025, a obesidade irá afetar cerca de 18% dos homens e 21% das mulheres em todo o mundo e a obesidade mórbida irá acometer cerca de 6% dos homens e 9% das mulheres em todo o mundo. A obesidade está associada a uma série de problemas graves de saúde. Além de ser um fator de risco potente para o desenvolvimento da doença renal, ela aumenta o risco de morte e contribui para muitas outras patologias, como doença cardíaca, diabetes, hipertensão, colesterol elevado, apneia obstrutiva do sono, fígado gordo, doenças da vesícula, osteoartrite, cancro e doenças mentais.
“O Dia Mundial do Rim é um marco para chamar a atenção de todos para a importância da prevenção das doenças renais. Cerca de 10% da população mundial sofre de algum tipo de doença renal, e anualmente milhões de pessoas morrem devido a complicações decorrentes da DRC. É imprescindível o diagnóstico precoce e uma atenção especial aos indivíduos desse grupo de risco”, ressalta a presidente da Sociedade, Dra. Carmen Tzanno Branco Martins.
Em Brasília, na quinta-feira, dia 09, a SBN promove na Câmara dos Deputados uma ação gratuita de conscientização sobre a importância da prevenção da obesidade como fator de risco para o desenvolvimento da DRC. Será realizada aferição de pressão arterial, antropometria, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e do risco cardiovascular com a distribuição de folhetos informativos.
Também será realizada uma Sessão Especial no Plenário do Senado Federal, a partir das 09 horas. O evento terá a presença de diversas autoridades, dirigentes das entidades (Sociedade Brasileira de Nefrologia – SBN, Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante – ABCDT, Federação Nacional das Associações de Pacientes Renais e Transplantados do Brasil – FENAPAR, Aliança Brasileira de Apoio à Saúde Renal – ABRASRENAL e Associação Brasileira de Enfermagem em Nefrologia – SOBEN), médicos, pacientes renais, entre outros.
A mesa será composta pelos presidentes das entidades envolvidas no projeto, que terão 10 minutos para apresentar a sociedade a situação da terapia renal substitutiva no Brasil. Logo após a sessão plenária, os participantes irão em caminhada até a frente do Senado Federal, onde darão um abraço simbólico em um rim inflável.
Para prevenir a Doença Renal Crônica (DRC), alguns hábitos podem colaborar como praticar exercícios físicos regularmente, controlar o nível de açúcar no sangue para evitar o diabetes, monitorar a pressão arterial, manter uma alimentação saudável e evitar o sobrepeso, hidratar-se ingerindo líquidos não alcoólicos, não fumar, não tomar remédios sem orientação médica e consultar um médico frequentemente para verificar a situação dos rins.