Defensor Público Federal realiza reuniãocom representantes do setor renal

0
58

Municípios não aparecem.
O Defensor Público Federal Daniel Macedo realizou, na última terça-feira (10/10), reunião com o objetivo de buscar solução para o problema financeiro que atinge, diretamente, os pacientes renais no Rio de Janeiro. São quinze municípios do estado que não repassam às clínicas que atendem pelo SUS as verbas do Fundo Nacional de Saúde relativos aos procedimentos de hemodiálise e correlatos. E, com isso, as clínicas se encontram em delicada situação financeira e, consequentemente, estão com dificuldades de realizar o tratamento renal. O encontro aconteceu na sede da DPU – Defensoria Pública da União no Rio de Janeiro.
Macedo convocou para o encontro os secretários de saúde dos municípios que devem às clínicas que atendem via SUS, o presidente da Adreterj – Associação dos Renais e Transplantados do Rio de Janeiro, Gilson Nascimento, o Diretor Executivo da ABCDT – Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante – Leonardo Barberes e os representantes das respectivas clínicas. Nenhum município convocado compareceu, os demais convocados foram à DPU.
“A situação do Rio de Janeiro é calamitosa nos municípios com atraso de repasse, o descaso dos gestores locais com os pacientes é inacreditável, beira à perversidade. Hoje, os donos de clínicas, na maioria das vezes médicos, estão colocando seu patrimônio pessoal em jogo para manter as unidades de diálise abertas. Isso tem que acabar”, afirma Leonardo Barberes.
Com a ausência dos municípios, Macedo irá tomar as providências cabíveis para que os municípios devedores honrem com seus compromissos o quanto antes e para que os pacientes não sejam ainda mais prejudicados
Fonte: Usina da Comunicação – 16/10/2017