Conecta Saúde traz ao Brasil o cientista Marco Bobbio, líder do movimento da Slow Medicine na Itália

0
68

As inscrições estão abertas para líderes empresariais do setor saúde participarem do Conecta Saúde 2018, que discute em sua 2ª edição, modelos disruptivos que transformam a saúde, nos dias 17 e 18 de outubro. em São Paulo.
A ideia é discutir novos conceitos e modelos em saúde que estão revolucionando a medicina e maximizando resultados na saúde.
Slow Medicine
Há muita tecnologia e pouca anamnese. Este é o pensamento essencial do médico italiano Marco Bobbio, que estará no Brasil para participar do painel “Slow medicine – Um resgate à essência da arte de cuidar”, no Conecta Saúde.
Bobbio, que é secretário-geral da Associação Italiana de Slow Medicine e autor do consagrado livro “O Doente Imaginado”, vem atuando há anos na luta por uma medicina sem pressa, em que médicos e pacientes se conectam mais.
Em sua apresentação no Brasil, Marco Bobbio irá mostrar como, na prática, tal filosofia tem modificado a gestão dos hospitais na Itália. É daquele país que vêm as raízes do slow medicine, derivado do movimento Slow Food, fundado por Carlo Petrini, em 1986, em Piemonte.
Reduzindo custos
O médico Lucas Zambon apresentará o movimento Choosing Wisely. Criado pela American Board of Internal Medicine (Abim) Foundation, em 2012, o conceito significa algo como “escolher sabiamente” e está relacionado a redução de custos. Mas, sobretudo, a melhores práticas médicas e a medidas que sejam seguras para o paciente. Uma das atuações mais contundentes da Abim Foundation é ter conseguido que mais de 70 sociedades médicas tenham revisado 400 recomendações de exames ou tratamentos que devem ser rediscutidos quanto a sua eficácia clínica.
Prescrição eletrônica reduz mortalidade
No painel “Iniciativas para um novo modelo”, o Conecta Saúde levará ao público oComputerized Physician Order Entry, um sistema de prescrição eletrônica que vem impactando os hospitais. Dados internacionais revelam que a maioria dos erros médicos está relacionada ao momento da prescrição. O uso de ferramenta, segundo Carlos Eli Ribeiro, CEO da Sollis Soluções Integradas, tem diminuído os índices de eventos adversos e de mortalidade, de maneira drástica.
Reforma trabalhista na saúde: o que muda?
No segundo dia do Conecta, 18 de outubro, o professor de Relações do Trabalho da USP, José Pastore, fala sobre as novas relações de trabalho na saúde sob a ótica da reforma trabalhista.
Conecta Saúde é uma realização da FEHOESP-Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo e de seus sindicatos filiados, organizado pelo IEPAS, com apoio institucional da KPMG e do Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde (CBEx). Inscrições no site www.fehoesp360.org.br/iepas/congressos