Comemoração dupla em 8 de março

0
40

A comemoração é dupla pois dia 8 de março é o Dia Internacional da Mulher e, neste ano também o Dia Mundial do Rim.
O Dia Internacional da Mulher é um movimento que que surgiu no início do século passado e ganha força a cada ano, não somente celebrando conquistas sociais, políticas e econômicas de mulheres, mas também lutando contra as desigualdades de gêneros.
Na segunda quinta-feira do mês de março se comemora o Dia Mundial do Rim, com uma campanha que tem o objetivo de conscientizar a população da importância dos rins para a nossa a saúde geral, bem como, prevenir e/ou diagnosticar precocemente a doença renal e problemas de saúde a ela relacionados.
Pela coincidência da data, este ano o tema uniu “Mulher e a Doença Renal”, destacando a importância da saúde da mulher, bem como a de seus rins.
Os rins são dois órgãos essenciais para a nossa saúde por manterem o equilíbrio hídrico, produzindo urina, eliminando o excesso de água, eletrólitos, bem como resíduos tóxicos como ureia e creatinina, por exemplo, sempre que necessário. Também participam da formação dos glóbulos vermelhos no organismo e da Vitamina D, absorção de cálcio e regulam a pressão arterial.
Quando os rins não funcionam como deveriam, aparecem sintomas como edemas, elevação da pressão arterial, fraqueza, náuseas, falta de ar ou apetite, dor lombar e problemas para urinar, entre outros.
Porém, são sintomas inespecíficos e muitas pessoas não valorizam ou não relacionam a um possível problema renal e pode ser instalada a doença renal crônica (DRC), pois os rins vão perdendo as suas funções lentamente.
A DRC é progressiva, silenciosa e não há cura até o momento. Atinge 10% da população no mundo. Quanto antes detectada melhor para o tratamento da doença. Portanto a prevenção é o melhor remédio.
Se houver evolução da DRC, o paciente pode necessitar de terapia renal substitutiva com hemodiálise ou diálise peritoneal e/ou transplante renal.
Diabetes e Hipertensão arterial são os principais fatores de risco para a DRC, além de histórico familiar e infecções de urina de repetição, rins policísticos, cálculo renal, doenças relacionadas à obesidade e ao tabagismo.
A dietoterapia é totalmente individualizada e é o nutricionista quem poderá auxiliar este paciente.
O controle da hipertensão arterial e do diabetes mellitus podem reduzir a progressão da DRC.
Algumas medidas preventivas são essenciais como consultar regularmente seu médico clínico que poderá solicitar exames laboratoriais inclusive para avaliar a sua função renal. Usar medicação somente com prescrição médica, principalmente anti-inflamatórios. Manter controle de peso, da pressão arterial, do colesterol e da glicemia. Praticar atividade física assistida, não usar álcool e tabaco, ter alimentação adequada individualmente com orientação de um nutricionista.
A mulher atual é repleta de afazeres e ainda quer e deve estar saudável e bonita. Além de todas as medidas preventivas ela merece cuidar da beleza, dos relacionamentos com familiares e amigos, dormir bem, comer saudável, fazer atividade física, passear e rir bastante.
Cuidar da saúde é a melhor maneira de prevenir doenças e ter uma vida longa e saudável.
Fonte: G1 – http://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/blog/nutricao-pratica/post/comemoracao-dupla-em-8-de-marco.html – 07/03/2018