Clínicas de terapia renal terão 50% de desconto no consumo de água

0
53

Projeto foi aprovado nesta quinta (10) e segue para sanção do prefeito.
As clínicas que oferecem serviço de terapia renal substitutiva em Campo Grande, com atendimento feito pelo Sistema Único de Saude (SUS) terão 50% de desconto no consumo de água e esgoto.
O benefício foi aprovado nesta quinta-feira (10) por unanimidade na Câmara Municipal e o projeto de lei n. 8.904/18 é de autoria do vereador Otávio Trad (PTB).
Conforme justificado no documento, na Capital, cerca de 90% dos pacientes renais são atendidos pelo SUS e as seis clínicas que oferecem o serviço estão superlotadas, enfrentando dificuldades para atender a demanda (informação do manual estadual de “Atenção transdisciplinar ao renal crônico”, 2011).
Ainda que o Ministério da Saúde invista R$ 2,7 bilhões por ano em Terapia Renal Substitutiva (TRS), o valor pago por paciente não é atualizado há cinco anos. Na avaliação do autor da lei, o projeto tem como objetivo garantir que as clínicas de terapia renal de Campo Grande continuem atendendo pacientes pelo SUS.
“Este projeto vai permitir que as clínicas mantenham o tratamento oferecido aos pacientes renais crônicos por meio do SUS, por isso entendemos a importância de sua aprovação”, observa Trad.
SOBRE O TRATAMENTO
A Hemodiálise (HD) é uma das formas mais utilizadas de terapia renal substitutiva, e, no Brasil, cerca de 92% dos pacientes utilizam o método. A terapia é indicada a pacientes que perderam 85% ou mais do funcionamento dos dois rins e com isso não conseguem mais retirar o excesso de água do organismo nem toxinas – que agridem, inclusive, o cérebro.
No Brasil, estima-se que cerca de 1,4 milhões de indivíduos tenham problemas renais, mas 70% não sabem disso. Há, em 2010, cerca de 100 mil pacientes em diálise e 35 mil transplantados renais com enxerto funcionante. Entre os sintomas iniciais do quadro estão falta de ar, fraqueza, perda de apetite, vômitos, diarreia. Na lista dos mais graves estão: edema pulmonar, doenças ósseas e inchaço do coração.
IMPORTÂNCIA DA ÁGUA
A água é matéria-prima mais utilizada no tratamento, por isso, o consumo por parte das clínicas que oferecem este serviço é extremamente elevado tendo em vista que cada sessão de hemodiálise dura, em média, quatro horas.
Conforme o projeto, o desconto será concedido apenas a entidades devidamente credenciadas pelo Poder Executivo Municipal e que atendem, em sua maioria, pacientes pelo SUS. O projeto segue para sanção e definirá os parâmetros a serem utilizados como base para a concessão do desconto.
Fonte: Correio do Estado – https://www.correiodoestado.com.br/cidades/clinicas-de-terapia-renal-terao-50-de-desconto-no-consumo-de-agua/327610/ – 14/05/2018