Clínicas de hemodiálise do Rio não recebem verbas da prefeitura e pacientes aguardam atendimento

0
78

Pacientes ouvidos pelo RJ2 relatam até 90 dias de espera para realizar tratamento nas unidades conveniadas ao SUS.
A crise na saúde do Rio atinge as clínicas de hemodiálise conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o Ministério da Saúde, a prefeitura do Rio recebeu em 2018 mais de R$ 230 milhões para o custeio dos serviços. As clínicas informam que não recebem o dinheiro há meses e muitos doentes estão sem tratamento, como mostrou o RJ2 nesta quarta-feira (23).
O estado do Rio de Janeiro tem 60 clínicas particulares conveniadas ao SUS. Elas atendem a 13 mil pacientes renais crônicos.
Quase 90% dos atendimentos de diálise são feitos em clínicas especializadas e o dinheiro para o tratamento é transferido pelo Ministério da Saúde para a prefeitura, que deveria repassá-lo de imediato, no máximo em cinco dias.
De acordo com representante de uma das clínicas, no Engenho de Dentro, Zona Norte, o repasse da prefeitura está atrasado desde outubro do ano passado. Ele diz que precisa fazer ajustes para fazer os pagamentos mensais, que chegam a R$ 680 mil.
Um outro exemplo mostrado na reportagem é o de uma clínica em Olaria, também Zona Norte. No local, nenhum paciente fez diálise nesta terça-feira (22) já que os funcionários entraram em greve por falta de salário do mês de dezembro e pagamento do 13° salário.
Outros pacientes aguardam nos hospitais pelo atendimento nessas clínicas. É o caso do sobrinho de Eliane, internado no Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. Quase todos os dias ele faz hemodiálise lá, enquanto aguarda a transferência para uma clínica especializada no tratamento. Já são 90 dias de espera.
O irmão do Carlos Diego é outro paciente que espera uma vaga numa clínica. Ele está internado no Getúlio Vargas desde o início de dezembro.
A prefeitura do Rio explicou que os valores devidos do ano de 2018 para as clínicas estão empenhados em restos a pagar, como permite a lei, mas não disse quando as verbas que faltam serão depositadas. A prefeitura disse ainda que o agendamento dos pacientes para o tratamento é feito pelo estado.
A Secretaria Estadual de Saúde explicou que é responsável apenas pela regulação dos pacientes internados, e que, para conseguir encaminhá-los às clínicas, depende de vagas que são de responsabilidade da prefeitura.

CONFIRA REPORTAGEM

Fonte: G1 – https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2019/01/23/clinicas-de-hemodialise-do-rio-nao-recebem-verbas-da-prefeitura-e-pacientes-aguardam-atendimento.ghtml – 24/01/2019