Clínicas de diálise de Salvador conseguem alteração de valores em contrato com a secretaria de saúde

0
88

A Dra. Angiolina Campos Kraychete e o Dr. Sergio Presidio, diretores do Instituto de Nefrologia e Diálise – INED e da Clínica de Hemodiálise Nossa Senhora das Graças de Salvador, respectivamente, iniciaram uma discussão com os gestores estaduais e municipais da saúde com o objetivo de reavaliar os contratos de prestação de serviços de saúde na especialidade de nefrologia, a serem prestados aos munícipes de Salvador e/ou munícipes de regiões referenciadas deste município, nos limites quantitativos (físico/financeiro) de todas as clínicas de diálise de Salvador e realizar o devido ajuste financeiro para o valor pago pela sessão de hemodiálise.
De acordo com a Dra. Angiolina, o processo foi longo e contou com o envolvimento dos pacientes, Promotoria Pública Estadual e Federal. “A Luta foi grande e muito cansativa, mas alcançamos o mérito, não na proporcionalidade de valores que achamos justos pela qualidade do serviço que prestamos, mas o possível frente ao todo caos brasileiro e valores tabelados pelo SUS”, declarou.
Os serviços pagos pelo SUS e seus devidos códigos foram agregados a assistência da TRS – Hemodiálise e adicionados ao contrato (vejam contrato da INED anexo) pelos gestores, em reconhecimento as atividades praticadas diariamente, de natureza multidisciplinar, exigidas em portaria e até então não pagos justamente.
Esta foi uma grande conquista para as clínicas de Salvador e que os demais serviços de diálise do Brasil também podem e devem tentar conseguir. “Considero muito importante compartilhar esta informação e convidar a todos, em nome do Departamento de Diálise da SBN a ingressar nesta luta, seja com o município ou com o estado”, acrescentou Dra. Angiolina.

CONTRATO