Cenário atual preocupa donos de clínicas de diálise

0
119

O valor da sessão de hemodiálise nunca ficou tanto tempo sem reajuste, já são mais de três anos e o cenário é preocupante e assustador. A desculpa do Governo é sempre a mesma, a crise financeira que o país enfrenta. Enquanto isso milhares de vidas correm o risco de ficar sem tratamento.
Existe uma defasagem de cerca de 40% em relação ao que atualmente é pago e o custo efetivo da sessão de diálise. Atualmente o Governo paga R$ 179,03 pela sessão de hemodiálise e o valor real está em torno de R$ 256,00.
Há uma crescente escalada dos custos para as clínicas, devido à valorização do dólar (insumos e reagentes são importados), o reajuste da energia elétrica, água e dissídio de funcionários, além da inflação alta. A TRS enfrenta um verdadeiro “Apagão”, que está sendo ignorado pelo Governo. E consequentemente a cada dia cresce o número de pacientes que aguardam por uma vaga para realizar o tratamento de hemodiálise.
A insolvência financeira já levou algumas clínicas a se descredenciar do SUS e algumas menores foram obrigadas a encerrarem suas atividades. Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro, Distrito Federal, São Paulo e Rio Grande do Sul são exemplos de estados em que algumas clínicas se descredenciaram ou fecharam definitivamente.
O Ministério da Saúde informou que irá realizar uma reunião em outubro para apresentar a conclusão do estudo sobre os custos da HD e, provavelmente, anunciar o reajuste do valor da sessão de hemodiálise. A ABCDT e SBN enviaram a planilha de custos para o Ministério em 31 de março/2016 e participaram de reuniões com o Ministério. A expectativa das entidades é que esta reunião terá um resultado positivo para as clínicas de diálise.
*Anexa carta do Dr. Sergio Passos Presidio, da Clínica de Hemodiálise Nossa Senhora da Graça Ltda em Salvador / BA, relatando ao Secretário Municipal de Saúde a crise financeira enfrentada pela clínica e a dificuldade de mantê-la funcionando.

carta-clinica-de-salvador
continuacao-carta