Campanha Dia Mundial do Rim 2014 “Doença Renal Crônica – Seus Rins Envelhecem com você. Consulte seu médico”

0
138

No dia 13 de março de 2014 é comemorado O Dia Mundial do Rim, um evento anual, criado pela Sociedade Internacional de Nefrologia e a Federação Internacional de Fundações do Rim, que reúne milhões de pessoas em mais de 150 países para a conscientização sobre a saúde dos rins. No Brasil e no mundo, inúmeros eventos locais e nacionais são organizados para conscientizar e alertar a população principalmente sobre a importância da Prevenção da Doença Renal.

Nos dias 13 e 14 de março, das 9h às 17h, a Fundação Pró-Renal e o Sesc Paraná – Fecomércio, realizarão uma grande Campanha de Prevenção à Doença Renal na Praça Rui Barbosa, com orientações sobre o tema, gratuitamente para comunidade com senhas limitadas.
O tema da Campanha 2014, ressalta a importância do cuidado com os rins frente ao envelhecimento.
Nos últimos anos ficou evidente que a Doença Renal Crônica afeta entre 10-15% da população adulta e que a maioria das pessoas não tem conhecimento, já que é uma enfermidade silenciosa, que produz sintomas apenas quando há perda de mais de 75% da função renal.
A Doença Renal pode afetar pessoas de todas as idades e raças, porém após aos 40 anos, a filtração renal começa a diminuir, aproximadamente 1 % por ano .
Envelhecer é um processo natural, mesmo assim é necessário ater-se em algumas condições que podem danificar os rins e são mais comuns em pessoas mais velhas, como a diabetes, pressão alta e doenças cardíacas. Em suma, quanto mais você envelhece, mais provável que você possa ter algum grau de Doença Renal que em alguns casos podem evoluir para insuficiência renal com necessidade de diálise ou transplante.
Algumas dicas são importantes para proteger seus rins: Manter o peso saudável, controlar a diabetes e a pressão arterial, evitar excessos na alimentação como o sal, gorduras e carne vermelha, praticar exercícios físicos regularmente, hidratar-se, não usar medicamentos sem orientação médica, não fumar e fazer exames preventivos: urina e creatinina.
Em continuidade ao programa anual de Prevenção, com a parceira do Sesc Paraná, a Fundação Pró-Renal realizará durante o ano de 2014, Campanhas de Prevenção à Doença Renal para algumas unidades do SESC e para a comunidade de alguns bairros mais carentes.
Também serão realizadas campanhas educativas com foco na Prevenção à Doença Renal em parceria com instituições públicas e privadas com objetivo de mobilizar a comunidade de Curitiba e do Paraná.
A realização deste evento anual e demais ações só são possíveis graças a instituições como o Sesc Paraná, que pratica a responsabilidade social para com a comunidade.
Participe! De alguma forma, faça parte desta grande Campanha de Prevenção: divulgue, publique nas redes sociais, mobilize amigos e parentes, promova a educação nas escolas e faculdades, agende exames preventivos para os colaboradores da sua empresa!
Contatos:
Fabiana Santos – Setor Comunicação
[email protected]
(41) 3312 5410 / (41) 8404 8142
José Eduardo e Juliana Stein – Setor Prevenção
[email protected]
(41) 3312 5422 / (41) 8404 8264
Site: www.pro-renal.org.br


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui