AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE CRISE DA DIÁLISE NO RIO DE JANEIRO

0
45

ABCDT convida imprensa, pacientes e a comunidade para entender o atual contexto e desafios do setor de hemodiálise no Brasil.
Nesta quarta-feira (29) a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro promove uma Audiência Pública para tratar a crise da diálise no estado. A iniciativa, da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) e da Associação dos Renais e Transplantados do Estado do Rio de Janeiro (ADRETERJ), busca ampliar o debate sobre o atual cenário dos pacientes renais.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, no Brasil existem 122 mil pacientes renais crônicos, que dependem do tratamento com terapia renal substitutiva para filtrar artificialmente o sangue. Entretanto, uma crise que se arrasta há anos pode provocar um colapso no atendimento – falta de financiamento, defasagem no custo da sessão de hemodiálise e atraso no repasse do pagamento da Terapia Renal Substitutiva pelas Secretarias de Saúde aos prestadores de serviço ao Sistema Único de Saúde (SUS).
A ABCDT estará representada por seu diretor executivo, Carlos Pinho, na audiência que terá a participação de deputados da bancada da Saúde, entre outras autoridades. A audiência acontecerá às 13h30, na Assembleia Legislativa, e compõe o cronograma do “Dia D de Diálise”, como parte da campanha de valorização “Vidas Importam: a diálise não pode parar”, que mobilizou outras 30 cidades brasileiras.