Associação realiza ação no Dia D da Diálise na Praça do Operário em Belém

0
55

Segundo dados da ABCDT, nos últimos anos, houve aumento de 71% no número de pacientes dependentes de diálise, enquanto o número de clínicas aumentou apenas 15%.
A Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) realiza nesta quarta-feira (29), simultaneamente em várias cidades do país um Dia D da Diálise, como parte da campanha de valorização do setor. Em Belém a campanha nacional realiza ação na Praça do Operário, onde estão sendo ofertado serviços básicos de saúde como aferição de pressão, testes de glicemia e etc.
“Um dos principais objetivos da ação aqui é fortalecer o movimento nacional para alertar a população sobre a crise e sensibilizar o governo para a necessidade de aumentar os investimentos no setor da diálise”, disse o presidente da Paranefro, Eduardo Daher.
Segundo dados da ABCDT, nos últimos anos, houve aumento de 71% no número de pacientes dependentes de diálise, enquanto o número de clínicas aumentou apenas 15%. O que significa um quase desaparecimento da diálise como alternativa de tratamento, além do aumento da quantidade de pacientes aguardando na fila para ter acesso a tratamento ambulatorial de diálise.
Fonte: G1 – https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2018/08/29/associacao-realiza-acao-no-dia-d-da-dialise-na-praca-do-operario-em-belem.ghtml – 29/08/2018

 

Dia D da Diálise alerta para falta de financiamento para tratamento
Segundo associação, nos últimos anos houve aumento de 71% no número de pacientes dependentes de diálise; número de clínicas aumentou apenas 15%.
Para chamar atenção à falta de financiamento adequado para a diálise no Brasil, que vem provocando uma grave crise no setor e afetando principalmente o acesso dos pacientes ao tratamento, a Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) promove, entre às 7h e 9h desta quarta-feira (29), o dia D da Diálise.
A ação, que acontece no cruzamento da Avenida Agamenon Magalhães com Rua Paissandu, na Ilha do Leite, contará com uma equipe de 60 pessoas, que vão distribuir panfletos informativos para a população.
De acordo com a ABCDT, nos últimos anos houve aumento de 71% no número de pacientes dependentes de diálise, enquanto o número de clínicas aumentou apenas 15%. Segundo o diretor regional da associação em Pernambuco, Wagner Barbosa, o objetivo do ato é alertar a população sobre a crise e sensibilizar o Governo Federal para a necessidade de um aumento nos investimentos no setor da diálise.
Para Wagner Barbosa, o repasse insuficiente para cobrir os custos operacionais dificulta o acesso dos pacientes ao tratamento.
A ação acontecerá simultaneamente em diversas cidades brasileiras nesta quarta-feira.
Fonte: Radio Jornal – http://radiojornal.ne10.uol.com.br/noticia/2018/08/28/dia-d-da-dialise-alerta-para-falta-de-financiamento-para-tratamento-60467 – 29/08/2018

 

Ato no Dia D da Diálise alerta para falta de investimentos no setor
No Recife, data foi lembrada com panfletagem na Agamenon Magalhães.
Com o objetivo de sensibilizar sobre a atual situação financeira da diálise no Brasil, a Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) – Pernambuco e a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) promoveram nesta quarta-feira (28), o Dia D da Diálise, que integra a campanha nacional de valorização Vidas Importam: a diálise não pode parar.
Uma ação aconteceu simultaneamente em diversas cidades brasileiras. No Recife, o dia foi lembrado com a distribuição de panfletos informativos para a população na Avenida Agamenon Magalhães, área central da cidade. De acordo com o diretor regional da ABCDT em Pernambuco, Wagner Barbosa, é preciso alertar a população sobre a crise e sensibilizar o Governo Federal sobre a importância de aumentar o investimento no setor da diálise. Segundo a SBN, existem aproximadamente no Brasil 122 mil pacientes renais crônicos que dependem desse tipo de tratamento.
A entidade alega que o repasse insuficiente de verba tem afetado diretamente o acesso dos pacientes ao tratamento. Além disso, fatores como a falta de capital para cobrir os custos operacionais com insumos importados e de pessoal especializado vêm impedindo que clínicas invistam em expansão e novas tecnologias.
Nos últimos anos, o aumento de pacientes dependentes de diálise cresceu 71%, enquanto o número de clínicas teve um incremento de apenas 15%. Segundo a ABCDT, os repasses do SUS para centros de diálise privados credenciadas à rede pública não sofrem reajuste há mais de 12 anos. Consequentemente, algumas dessas instituições começam a apresentar sinais de sucateamento. Ainda de acordo com a associação, algumas unidades estão encaminhando paciente para a rede pública que, em alguns casos, não consegue dar suporte completo ao paciente.
Fonte: OP9 – https://www.op9.com.br/pe/noticias/ato-no-dia-d-da-dialise-alerta-para-falta-de-investimentos-no-setor/ – 29/08/2018

 

Com o apoio de clínicas, ‘Dia D’ da Diálise acontece nesta quarta-feira
Movimentação nacional busca alertar população e sensibilizar o governo para as necessidades do setor da diálise.
Com objetivo de chamar a atenção da população para essa situação crônica que vive o atendimento de diálise no país e sensibilizar o governo para as necessidades de se buscar formas de aumentar os investimentos no setor, a Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) promoverá um ‘Dia D’ da Diálise, em parceria com as clínicas de hemodiálise de todo o país. A ação acontecerá no dia 29 de agosto, apartir das 10h e será realizada simultaneamente em diversas cidades brasileiras. A campanha de valorização do setor tem como tema ‘Vidas Importam: A diálise não pode parar’.
Em Campo Grande, o movimento é apoiado por 3 clínicas que realizam o tratamento de hemodiálise e pela Associação Beneficente dos Renais Crônicos de Mato Grosso do Sul que chamam a atenção do poder público e toda a sociedade para a gravidade da situação que se encontra este setor da saúde. Mais informações podem ser obtidas através do site www.vidasimportam.com.br
Participam da campanha: Clínica Pró Renal, Clínica Sim, Clínica Hiper Rim e Abrec MS (Associação Beneficente dos Renais Crônicos).
Fonte: Capital News – http://capitalnews.com.br/cotidiano/com-o-apoio-de-clinicas-dia-d-da-dialise-acontece-nesta-quarta-feira/320428 – 29/08/2018

Dia D da Diálise faz parte da Campanha “Vidas Importam: a diálise não pode parar”
O Dia D da Diálise, que ocorre nesta quarta-feira (29), a partir das 11h, na Cinelândia, faz parte da campanha “Vidas Importam: a diálise não pode parar”, organizada pela Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT), com o apoio da Associação dos Renais e Transplantados do Estado do Rio de Janeiro (Adreterj).
O evento contará com a distribuição de material explicativo sobre os tratamentos, aferição de pressão arterial, teste glicêmico e simulação de hemodiálise.
Vale ressaltar que a ação também será realizada em outras cidades do país. Na região sul, Porto Alegre, Joinville, Blumenau, Itajaí e Florianópolis contarão com ações. Também haverá manifestações de pacientes e profissionais de saúde a favor da hemodiálise em São Mateus (ES), São José dos Campos (SP) e no Distrito Federal.
Fonte: Jornal do Brasil – http://www.jb.com.br/_conteudo/rio/2018/08/1346-dia-d-da-dialise-faz-parte-da-campanha-vidas-importam-a-dialise-nao-pode-parar.html – 28/08/2019

 

Vidas importam: a diálise não pode parar
Campanha de valorização Campanha busca a valorização do tratamento.
Devido à grave crise financeira enfrentada pelas clínicas de diálise e ao cenário negativo no Ministério da Saúde, sem perspectivas de reajuste para o valor da sessão de hemodiálise, a Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT), em consonância com a demanda das clínicas, decidiu desenvolver e apoiar ações que visem chamar a atenção da sociedade, da imprensa e, em especial das autoridades.
Sendo assim, as Clínicas de Diálise e pacientes do Brasil inteiro se mobilizam em defesa do tratamento renal. Estimativa da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) aponta que existem no Brasil aproximadamente 122 mil pacientes renais crônicos, que dependem do tratamento com terapia renal substitutiva para filtrar artificialmente o sangue. Entretanto, uma crise que se arrasta há anos pode provocar um colapso no atendimento. “Os pacientes com funcionamento renal comprometido dependem única e exclusivamente das sessões de diálise para sobreviverem”, afirma o presidente ABCDT, Marcos Vieira.
Para chamar a atenção da população geral para essa situação, a Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) promoverá um Dia D da Diálise como parte da campanha de valorização “Vidas Importam: a diálise não pode parar”. A ação acontecerá no dia 29 de agosto e será realizada simultaneamente em diversas cidades brasileiras.
Referências: https://www.abcdt.org.br/clinicas-de-dialise-e-pacientes-do-brasil-inteiro-se-mobilizam-em-defesa-do-tratamento-renal/

Campanha de valorização – Vidas importam; a diálise não pode parar


A Associação Mineira dos Centros de Nefrologia – AMICEN apoia esta causa
O Portal de Notícias Barbacena Online apoia esta causa
Fonte: Barbacena Online – https://barbacenaonline.com.br/vidas-importam-a-dialise-nao-pode-parar/ – 29/08/2018

Fila para hemodiálise ainda preocupa pacientes de Uberlândia
Ao todo, 10 pessoas aguardam para iniciar o tratamento ainda em 2018. Secretaria de Saúde disse que houve redução em relação a 2017; HC-UFU se posicionou sobre terceiro turno de atendimento.
A fila de pacientes que aguardam para fazer hemodiálise nas unidades de saúde credenciadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Uberlândia ainda preocupa. As vagas disponíveis no município não são suficientes.
Em junho de 2018, o Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública para que o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) ofereça sessões de hemodiálise no período noturno, o que ainda não ocorreu.
Na cidade, são 10 pacientes na fila para iniciar os tratamentos. De acordo com a Secretaria de Saúde, houve redução de mais de 70%, se comparado com o número em 2017.
Mesmo com a queda na espera, a conselheira de saúde Tânia Lúcia dos Santos disse que isso não é motivo para esquecer do problema.
“O que a gente pede é que não aconteça mais o que a gente tem visto, as pessoas ficam em uma agonia, em um medo terrível de vir a óbito e de não conseguir esse tratamento. É preciso rever esse planejamento, toda a estrutura”, afirmou.
O aposentado, Manoel Geraldo Diniz, teve câncer gástrico e ficou cerca de cinco meses internado esperando por uma vaga na hemodiálise. “Fiquei nesse prazo internado, ocupando o leito, aguardando uma oportunidade para a hemodiálise na clínica particular”, relatou.
A filha dele, Meirilene Diniz, disse que a situação foi mais complicada e que o aposentado só conseguiu sair do hospital após meses de luta, com a ajuda da justiça.
“A primeira liminar o juíz não concedeu, falou que ele estava recebendo o tratamento em um hospital melhor que se estivesse em casa. Então, depois de alguns dias nós entramos de novo contra a União e contra o HC-UFU e depois de 10 dias o Estado conseguiu a vaga para o meu pai através de um mandado judicial”, contou.
Falta de doador
Além da fila para a hemodiálise, a falta de doadores de rins tmabém é um problema em Uberlândia. Na cidade, 200 pacientes aguardam para um transplante do órgão.
De acordo com a MG Transplantes, no primeiro semestre de 2017 foram 19 transplantes de rim realizados em Uberlândia. No mesmo período deste ano, foram feitos 15 procedimentos.
Tentativa de solução
O MPF ajuizou em junho de 2018 uma ação civil pública para que o HC-UFU começasse a oferecer sessões de hemodiálise em terceiro turno para tentar diminuir a fila de espera. Após dois meses, o serviço ainda não foi iniciado pela unidade de saúde.
O Ministério público informou que, além do HC-UFU, outras duas clínicas particulares na cidade atendem em dois turnos pacientes com doenças renais agudas e crônicas graves, que necessitam da hemodiálise. Mesmo assim, o órgão entende que a oferta não é suficiente para o número de pessoas que comprovadamente necessitam do tratamento.
Na época, a assessoria de comunicação do HC-UFU informou que a instituição passava por dificuldades financeiras, o que dificultava honrar os compromissos, e que naquele momento todos os esforços erão para mater os dois turnos oferecidos à população.
Desta vez, o Hospital de Clínicas enviou uma nota ao MGTV informando que o funcionamento do terceiro turno está previsto, mas depende da conclusão do processo de contratação para médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente administrativo, entre outros, e que isso já está em andamento.
Fonte: G1 – https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2018/08/28/fila-para-hemodialise-ainda-preocupa-pacientes-de-uberlandia.ghtml – 29/08/2018