Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante se reúne com Ministro da Saúde

0
52

O presidente da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT), doutor, Hélio Vida Cassi, deve participar, na terça-feira (27/Out), de reunião com o novo ministro da Saúde, Marcelo Castro. O objetivo da reunião é mostrar ao novo ministro a crise financeira enfrentada pela nefrologia brasileira e reivindicar um reajuste imediato de 30% na sessão de hemodiálise para que as clínicas tenham condições de manter o atendimento aos pacientes renais crônicos. A ABCDT representa mais de 400 clínicas privadas de diálise no Brasil, todas prestadoras de serviço ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Em ofício encaminhado ao ministro da Saúde, a ABCDT fala sobre as dificuldades financeiras pelo segmento da diálise e transplante que tem como agravante o atraso acontecido no repasse do pagamento às Clínicas, o que de acordo com o documento “desencadeou um movimento espontâneo e legítimo, que surgiu das bases da Nefrologia Brasileira e rapidamente tomou grande vulto nestes últimos dias”.
“É importante salientar sempre que todo o processo deveria seguir no sentido do respeito mútuo, baseado num diálogo franco e pautado na preocupação de não interferir no bom andamento do tratamento ofertado aos pacientes, e foi bem isso que aconteceu. Os pagamentos acabaram ocorrendo, aliviando um pouco as nossas angústias e trazendo de novo a esperança de poder continuar essa relação de confiança e respeitabilidade iniciada há tão pouco tempo, mantendo aberto juntamente com a Sociedade Brasileira de Nefrologia – SBN o canal de negociações.”
A expectativa é que Castro possa apoiar a inciativa da ABCDT em relação ao segmento de modo a dar à população uma atenção nefrológica cada vez mais com qualidade. “É preciso otimizar a diálise peritoneal, resolver o problema do acesso vascular e das internações dos pacientes renais crônicos, assim como redefinir as regras da terapia dialítica intra hospitalar, entre outras coisas.”.
Fonte: Política Distrital – 24/10/2015 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui