Assessor Político da Diretoria da ABCDT participa de reunião com Ministro da Saúde

0
80

O assessor político da diretoria da ABCDT, Dr. José Euber Pereira Soares, foi recebido pelo Ministro da Saúde, Dr. Artur Chioro. O encontro aconteceu com a intermediação do Garibaldi Alves Filho, do PMDB do Rio Grande do Norte. Também participaram do encontro os membros do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.
O Senador Garibaldi apresentou ao Ministro, os componentes dos dois grupos e foi dado início à audiência pela Oftalmologia. Estes, reivindicaram a expansão do atendimento oftalmológico em todas as regiões do país, realizando o atendimento primário por meio do programa “MAIS MÉDICOS”, no da Atenção Familiar e UPAS, pelo treinamento de pessoal, na identificação de patologia desta área como: tracoma, retinopatia diabética e diferenciando as de uma conjuntivite etc, assim como o aperfeiçoamento dos especialistas nesta área.
O Ministro concordou com o pleito, e designou seu assessor para realizar um estudo mais profundo juntamente com o grupo.

O Dr. Euber apresentou uma proposta para criação de um projeto, por parte do governo, que atenda com rapidez e eficiência uma grande parcela da população brasileira, com retorno e visibilidade a curto prazo. “Apresentei ao Ministro uma proposta que mudaria a portaria nº 389/14, que cria a rede de atenção ao doente renal crônico para rede nacional de medicina preventiva à doença renal crônica – termo mais abrangente”, disse Dr. Euber. De acordo com a proposta, seria feito o aproveitamento dos 750 centros de diálise existentes em todo país. Seria feito o atendimento ambulatorial, por meio dos nefrologistas e equipe multidisciplinar, na prevenção de doenças que levam à falência renal, estando à frente a hipertensão e o diabetes mellitus e assim, prevenindo outras complicações graves como: acidente vascular cerebral, cardiopatia isquêmica, retinopatia diabética, insuficiência vascular periférica.
De acordo com o Dr. Euber, com esse projeto será possível encaminhar pacientes com retinopatia diabética e outras patologias identificadas, contribuindo assim, com as pretensões da área oftalmológica assim como na cardiológica e urológica evitando assim, a evolução destas doenças para falência renal. “O Nefrologista está qualificado para dar apoio logístico ao encaminhamento dos “Médicos de Família”, as “UPAS” e “Mais Medicos”. Mostrei ao Ministro, que nenhuma especialidade tem essa capacidade de dispor de rede de ação tão abrangente pela sua capilaridade. Notei que ele sentiu o peso do nosso argumento, graças à antecipação das pretensões da Sociedade de Oftalmologia”, declarou Dr. Euber.
Segundo o Dr. Euber, o Ministro pediu ao seu assessor para agendar uma nova reunião com a participação do Coordenador de Alta e Média Complexidade do Ministério da Saúde, Dr. José Eduardo Passos Fogolin, para aprofundar o assunto.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui