Almeida Lima quer permanecer no cargo e diz que HUSE será referência do SUS

0
49

Secretário da Saúde falou sobre diversos temas, incluindo a inauguração do Centro de Nefrologia.
secretário de estado da saúde, Almeida Lima, concedeu entrevista ao jornalista e apresentador do SE1, Ricardo Marques, na tarde desta segunda-feira (30).
Entre os assuntos em destaque, ele citou a polêmica envolvendo a inauguração do Centro de Nefrologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), uma possível saída da secretaria e mudanças realizadas pelo governador Belivaldo Chagas (PSD) sem o conhecimento dele.
Inauguração da Nefrologia
“Essa questão foi uma injustiça com o secretário. É evidente que uma unidade hospitalar, que é inaugurada em um dia no dia seguinte pela manhã, não pode receber uma comissão para fiscalizar se está funcionando. O Hospital de Urgência, por exemplo, foi inaugurado em um determinado dia e somente quatro meses depois é que tinha pacientes. Depois de toda aquela confusão em cima do secretário, 10 dias depois a nefrologia estava inaugurada. Sem prejuízo nenhum. Além disso, durante a inauguração, eu disse que estaria pronto entre 8 e 10 dias”.
O secretário classificou como normal o fato da inauguração ser realizada mesmo antes do local estar pronto para receber pacientes. “Normal sim, comum também. Nós temos inúmeras obras aqui no estado inauguradas assim”.
Saída da Secretaria
Sobre um possível atrito com o governador Belivaldo Chagas, gerado pela inauguração da nefrologia, sem que o local estivesse pronto para receber pacientes, Almeida Lima resumiu: “se eu imaginasse que tudo isso iria acontecer eu não teria inaugurado”. E negou que a situação tivesse colocado o cargo de secretário em risco. “Ele [Belivaldo] nunca falou sobre isso comigo”, afirmou.
Mudanças realizadas por Belivaldo
“Eu vejo isso com naturalidade. Se o governador já tem a intenção de fazer mudança, por que não dar a ele o direito a legitimada de fazer essas mudanças?”, questiona.
Processo seletivo
Questionado sobre o possível cancelamento do processo seletivo para a contratação de 1900 vagas para a saúde, ele respondeu: “Ninguém falou em cancelamento. Está suspenso para a realização de uma análise do governador”.
Saúde x dinheiro
“Estamos com um déficit na saúde. Não temos o dinheiro o suficiente para o orçamento. Esses três primeiros meses temos um déficit de R$ 15 milhões. O orçamento do estado é suficiente, mas precisa receber o repasse.
Problemas na pediatria
“Temos um problema grave com a falta de leitos e profissionais. Se tivéssemos o dinheiro do repasse teríamos construído 130 leitos novos e não estaríamos com esse problema de falta de vaga”, reconhece.
Hospital Cirurgia
“Todos os problemas que estão ocorrendo foram previstos. Tivemos problema no Cirurgia durante todo o ano de 2017. E assumimos em janeiro de 2018, mas eles passaram seis meses sem operar e acumularam um déficit de R$ 30 milhões. Para começar em janeiro, o Hospital não tinha os recursos necessários, mas conseguimos recursos junto ao Banese e ao governo”, explica .
Não quer sair
“Quero continuar secretário, pois temos um projeto belíssimo. Até dezembro desse ano, queremos deixar o Hospital de Urgência de Sergipe como referência no SUS para o resto do país”, declara Almeida Lima.
Fonte: G1 – https://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/almeida-lima-quer-permanecer-no-cargo-e-diz-que-huse-sera-referencia-do-sus.ghtml – 02/05/2018