Ação esportiva alerta para doenças crônicas

0
47

Uma caminhada no Parque Taquaral, em Campinas, está entre as atividades do bem estar da mulher neste mês em que se comemora o dia internacional, na quinta, 8. A 2ª Caminhada pela Saúde Renal, no domingo, dia 11, alerta para doenças das quais as mulheres lideram as estatísticas, como doenças dos rins, muitas vezes produzidas por associação de obesidade, diabetes e hipertensão. Neste ano, o Dia Internacional da Mulher coincide com a data da campanha global para a saúde dos rins marcada desde 2006 na segunda quinta-feira de março.
Durante o evento, profissionais do Instituto de Nefrologia de Campinas, um dos que organizam a ação, vão dar orientações e dicas de saúde às mulheres, que somam 43% dos pacientes de diálise no Brasil e 195 milhões no mundo todo, apontam dados da Sociedade Internacional de Nefrologia. O cuidado com os rins, afirma o nefrologista Marco Karam, um dos que estarão na caminhada, começa com a adoção de um estilo de vida com hábitos mais saudáveis, alimentação equilibrada e exercícios físicos. A caminhada, diz, é uma forma de conscientizar as pessoas sobre essas escolhas e, principalmente, ampliar as informações sobre a doença renal.
As doenças do rim atingem mulheres de todas as faixas etárias e são hoje a oitava principal causa de morte entre o sexo feminino, segundo estimativas da sociedade internacional. A cada ano, cerca de 600 mil mulheres morrem em consequência de problemas renais.
A boa notícia é que a maioria pode ser evitada. “Hipertensos e diabéticos devem fazer um controle rigoroso da pressão e dos níveis de glicemia. Manter o corpo sempre hidratado, controlar o peso e fazer refeições saudáveis são outras medidas que previnem as doenças renais”, orienta o nefrologista.
Infecções urinárias, cálculos renais e a insuficiência renal crônica – quando o paciente passa a depender de aparelhos para substituir as funções dos rins – são os problemas que mais acometem as mulheres. Muitas deles, no entanto, não apresentam sintomas nas fases iniciais. “É uma doença ‘silenciosa’, por isso, o diagnóstico precoce é muito importante”, alerta Karam.
A caminhada de 2,5 Km é às 9h, com inscrições gratuitas e camisetas para as primeiras 200 pessoas no portão 1. O Taquaral fica na Av. Heitor Penteado.
Fonte: Tododia – http://portal.tododia.uol.com.br/_conteudo/2018/03/cidades/157217-acao-esportiva-alerta-para-doencas-cronicas.php – 05/03/2018