ABCDT solicita que as clínicas participem de Consulta Pública da ANS

0
57

A Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS lançou a Consulta Pública Nº 59 para atualização e inclusão de novos procedimentos na Resolução Normativa que define o Rol de Procedimentos da ANS. As sugestões devem ser enviadas até o dia 19/07/2015 para: www.ans.gov.br/participacao-da-sociedade/consultas-publicas/consulta-publica-n-59.
A ABCDT enviou duas sugestões e solicita aos seus associados que também enviem estas sugestões. A primeira solicita a inclusão da diálise peritoneal automática – APD, na qual as trocas do dialisato são feitas a noite com o auxílio de uma máquina cicladora conectada ao cateter. Ela realiza o tratamento enquanto o paciente dorme.

Atualmente apenas a CAPD consta no rol de procedimentos da ANS, o que limita a expansão da APD, pois as operadoras/seguradoras recusam autorizar o procedimento por não constar no rol. A segunda solicita a inclusão da hemodiafiltração, na qual elevados volumes são filtrados retirando substâncias tóxicas do organismo. Este volume é reposto ao mesmo tempo por uma solução livre de toxinas. O procedimento permite aos pacientes com risco cardiovascular elevado, desnutrição, anemia e hiperfosfatemia de difícil controle e aqueles com complicações tardias da hemodiálise (amiloidose, neuropatia) uma melhor resposta ao tratamento. Também reduz taxas de hospitalizações e infecções. Todas as máquinas de diálise são conectadas a computadores, permitindo o monitoramento em tempo real. A punção dos pacientes é realizada com acompanhamento ecográfico, e a distribuição de postos de atendimentos móveis entre os colaboradores, pois assim as informações hoje segmentadas passam a estar na rede. Médicos à beira do leito poderão mandar mensagens aos demais profissionais, prescrevendo procedimentos e enviando orientações online.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui