ABCDT, SBN e ABRASRENAL discutem crise da nefrologia com deputados federais

0
49

A ABCDT participou juntamente com a SBN e a ABRASRENAL, em 28 de agosto de 2015, de uma reunião com deputadoss no Rio de Janeiro/RJ. Estiveram presentes, pela ABCDT, o Dr. Hélio Vida Cassi e o Dr. Luiz Carlos Pereira; pela a SBN a Dra. Carmen Tzanno, o senhor Gilson Nascimento pela ABRASRENAL, o Dr. Edson Pereira pela Fresenius e os deputados Roberto Sales do PRB/Rio de Janeiro e o Vinícius Carvalho do PRB/São Paulo, ambos da bancada governista. Sendo o primeiro ligado ao Senador Marcelo Crivela do PRB/Rio de Janeiro. O objetivo do encontro foi discutir a situação da diálise no Brasil.

O Deputado Roberto Sales já foi paciente renal crônico por mais de três anos e hoje é transplantado. Conhecedor, portanto, das dificuldades enfrentadas por pacientes, médicos e clínicas que trabalham com a diálise no Brasil.
Foram feitas várias exposições para os políticos sobre os aspectos mais relevantes da situação calamitosa da diálise, destacando-se a defasagem enorme existente hoje em relação ao custo e o reembolso da sessão de hemodiálise ofertado pelo governo para os prestadores de serviço ao SUS. Também foram apresentados os problemas relacionados à CAPD e a dificuldade encontrada pelos fornecedores de insumos para fazerem a entrega das soluções aos pacientes, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.
A falta de sustentabilidade da portaria nº 389/2014, rejeitada pela maioria das clínicas de diálise, foi outro tema bastante discutido durante a reunião.
Houve por parte dos deputados total compreensão da situação, e foram traçados alguns planos, como a criação da Frente Parlamentar da Saúde Renal, que tentará cooptar o maior número possível de deputados para implementar melhorias para a TRS, a realização de discursos no Plenário da Câmara a partir de setembro de 2015 denunciando os problemas, assim como a marcação de reuniões com o Ministério da Saúde para expor as reivindicações das entidades.
O Deputado Roberto Sales se comprometeu profundamente com a causa da doença renal e seu tratamento, afirmando que fará todo o esforço até o final de seu mandato para ajudar a TRS no Brasil.
Se tudo der certo, setembro terá uma agenda cheia, pois o deputado Alexandre Serfiotis do PSB/Rio de Janeiro também ficou de marcar um encontro das entidades com representantes do Ministério da Saúde.
Oxalá que se possa ter boas notícias para as clínicas de diálise quando a primavera chegar.

Atenciosamente,
Hélio Vida Cassi
Presidente da ABCDT 


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui