ABCDT realiza reunião com associados de Goiânia

0
51

A ABCDT realizou nesta terça-feira (03/07/2018) uma reunião com seus associados, em Goiânia. O encontro aconteceu durante a 12 Convenção Brasileira de Hospitais, que aconteceu no Centro de Convenções de Goiânia – GO.
O objetivo principal da reunião foi discutir a crise da diálise. O secretário geral da ABCDT, Dr. Carlos Pinho falou da importância dessas reuniões regionais para tratar dos problemas locais e tentar encontrar soluções para os mesmos. Pois, além da crise financeira que atinge as clínicas de todo o país, cada região ainda enfrenta problemas pontuais que agravam essa crise.
Após tratar dos problemas locais, um dos temas debatidos foi a questão do reajuste do valor da sessão de hemodiálise. O Dr. Pinho ressaltou que a ABCDT já perdeu o número de reuniões realizadas com o Ministério da Saúde para discutir o reajuste adequado da HD, porém, sem sucesso. O Ministério já deixou claro que não haverá novos reajustes para a sessão de hemodiálise, que não há recursos para isso. O presidente licenciado da ABCDT, Dr. Yussif Ali Mere Junior, lembrou que o último reajuste de 8,47% que o Ministério concedeu em janeiro de 2017 foi atrelado ao fim do reuso de linhas arteriais e venosas, apesar de não ter sido incluído nas negociações com a ABCDT e SBN. No entanto, após um ano de negociações da ABCDT e SBN com a ANVISA, conseguiu-se a suspensão por tempo indeterminado do uso único de linhas arteriais e venosas.
O Dr. Leonardo, diretor financeiro da ABCDT, destacou que apesar do insucesso nas negociações com o Ministério para o reajuste da sessão de hemodiálise, a revogação da portaria nº 389/2014 e a publicação da portaria nº 1675/2018 traz um fôlego para as clínicas. A nova portaria deixa claro quais são as responsabilidades do gestor e a desoneração de obrigações das clínicas, que consequentemente, gera a desoneração financeira. Portanto, é muito importante que as clínicas leiam atentamente a portaria nº 1675/2018, se atentando a cada detalhe da mesma para que possa usufruir das flexibilizações sem perda de qualidade do tratamento.
Por último foi apresentada a proposta do plano de comunicação da ABCDT, que tem como objetivo desenvolver e apoiar ações que visem chamar a atenção da sociedade, da imprensa e, em especial das autoridades para a grave crise financeira enfrentada pelas clínicas de diálise.
“Vidas importam, a diálise não pode parar” é o slogan da campanha, que pretende alertar a população sobre a crise e pressionar o governo para a necessidade de investir no setor da diálise.
Será de responsabilidade da ABCDT: definir o formato dos eventos; desenvolvimento de artes para divulgação; divulgar as ações por meio da assessoria de imprensa; divulgação das ações em hotsite e redes sociais; dar apoio na produção de arquivos e facilitação de divulgação. E será de responsabilidade dos associados: executar os atos de acordo com o estabelecido com os formatos definidos pela ABCDT; fornecer dados e indicar responsáveis para facilitar a divulgação; colaborar com a divulgação dos materiais produzidos pela ABCDT.
Todos os presentes gostaram e aprovaram a campanha e se comprometeram em participar.
É importante ressaltar que a ABCDT conta com a participação de todos para o sucesso da campanha. “JUNTOS SOMOS MAIS FORTES”.