ABCDT realiza I Encontro Regional

0
44

img-20161123-wa0026A ABCDT realizou em 23 de novembro, em sua sede em Brasília, o I Encontro Regional. A mesa de abertura foi composta pelo presidente da ABCDT, Dr. Luis Carlos Pereira, pelo presidente da Confederação Nacional de Saúde – CNS, Dr. Tércio Kasten, pelo presidente da Federação Brasileira de Hospitais – FBH, Dr. Luiz Aramicy Bezerra Pinto e pelo diretor tesoureiro da FBH, Dr. Mansur José Mansur.
O Dr. Luiz Aramicy falou da importância desse tipo de evento para o fortalecimento do setor. “A união sempre faz a força. Compartilhar experiências, buscar soluções conjuntas é fundamental para sair da crise. E coloco a disposição da ABCDT, nossa associação de Fortaleza – Associação de Hospitais do Estado do Ceará ( AHECE ) para o próximo encontro”, declarou Dr. Aramicy. O Dr. Tércio, por sua vez, disse que a CNS trabalha em defesa dos interesses da área de saúde, incluindo a diálise. Ele ressaltou que a ABCDT congrega em um setor de máxima importância e deveria ser mais bem reconhecida pelo Governo Federal e pelos gestores. “Infelizmente esbarramos no problema da política brasileira, o que leva a constantes trocas de Ministro”, afirmou Dr. Tércio. O Dr. Mansur relembrou que a FBH fez parte da fundação da ABCDT e enfatizou que a associação tem realizado um trabalho efetivo e excelente, inclusive conseguindo ter acesso a planilha de custos do Ministério da Saúde, que permitirá ampliar as discussões sobre o reajuste da sessão de hemodiálise.
Após a abertura o Dr. Luis Carlos fez um balanço dos primeiros seis meses de trabalho da nova diretoria da ABCDT e uma análise crítica das reuniões da ABCDT/SBN com o Ministério da Saúde. E chamou a atenção para a importância das clínicas unirem força. “É preciso mobilização para mudar o quadro de crise financeira que enfrentamos. Precisamos desmistificar que as clínicas são minas de dinheiro, que os nefrologistas são milionários. É preciso união e força para isso”, salientou Dr. Luis.
A MB Consultoria, empresa especializada em estruturação financeira, reestruturação financeira e gestão empresarial apresentou o projeto “Gestão Administrativa e Financeira Inovadora de Clínicas de Diálise e Hospitais: Uma Nova Visão”. Fizeram uma ampla exposição sobre o setor de diálise, destacando os 10 highlights ou pontos altos, os desafios e propostas, oportunidades de gestão, mercado/diálise – históricos e tendências, desafios de curto prazo e proposta de agenda.
Um dos diretores da MB, Fabrício Ribeiro, destacou que as clínicas de diálise enfrentam desafios estruturais e conjunturais a curto prazo e precisam encontrar caminhos alternativos para driblar a crise. Ele mostrou que é preciso um reforço das ações coletivas (via ABCDT), com análises, estudos e formulação de teses e propostas, representação, discussões e atuação (governos e imprensa), criação de mecanismos para redução de custos, informações, comunicação e capacitação. E também um reforço das ações individuais, com evoluções de gestão a partir do econômico financeiro – revisão de processos, custos e receitas, reforço da gestão do caixa e orçamento, controles e governança; revisão do passivo e custo de capital; evolução contábil e tributária; inovação e parcerias.
O evento foi gratuito e realizado na sede da entidade, em Brasília, com foco nos médicos, enfermeiros, administradores e proprietários de clínicas de diálise e hospitais. Todos os participantes elogiaram a iniciativa e ficaram bastante interessados na proposta apresentada pela MB.