ABCDT participa de reunião no Ministério da Saúde

0
66

img_0442
A ABCDT juntamente com a SBN, Baxter e Fresenius participou nesta sexta-feira (21/10/2016), no Ministério da Saúde, em Brasília, de reunião do Grupo de Trabalho para discussão de um novo reajuste para diálise peritoneal e abertura de um Fórum permanente de discussões sobre os rumos da diálise peritoneal no Brasil.
O grupo de trabalho foi criado após a reunião doa dia 02 de setembro/2016, quando o Ministério da Saúde anunciou um reajuste de 7,2% para diálise peritoneal automatiza e 5,7% para a diálise peritoneal contínua. No entanto, os laboratórios e entidades declararam que esse reajuste era insuficiente para cobrir os custos do tratamento e a defasagem dos últimos 14 anos. E então foi criado o grupo de trabalho para discutir novos reajustes em 2017, incluindo os custos operacionais das clínicas de diálise com os custos da diálise peritoneal.
E o tema da reunião de hoje foi o “custo operacional/assistencial”. Atualmente o Ministério paga apenas os honorários médicos e matérias da diálise peritoneal. O gasto com funcionários, água, energia, aluguel, impostos, entre outros não tem cobertura. Portanto, o grupo decidiu que é preciso preparar uma planilha de custos abrangendo esses gastos. A ABCDT e SBN irão elaborar a planilha, que será apresentada na próxima reunião, prevista para a segunda quinzena de novembro/2016.
Mais uma vez, no final da reunião, as entidades ressaltaram a importância e necessidade do Ministério conceder um reajuste emergencial para o valor da sessão de hemodiálise, que está há quase quatro anos sem aumento. Em 25 de outubro terá uma reunião para discutir o tema e a perspectiva das entidades é de que o Ministério anuncie o reajuste.