ABCDT participa de reunião na Secretaria de Atenção à Saúde – SAS

0
57

ABCDT participa de reunião na Secretaria de Atenção à Saúde – SAS
Dando continuidade às reuniões com o Ministério da Saúde a ABCDT, juntamente com a SBN e, com a presença da indústria de materiais e insumos da diálise, participou em 28 de novembro de 2017 de uma reunião com o Secretário de Atenção à Saúde – Dr. Francisco de Assis Figueiredo e com a chefe de gabinete da SAS – Dra. Maria Inez Gadelha, a fim de tratar de medidas que visem a expansão da DP, já que a terapia atingiu pontos críticos de prevalência.
Todos manifestaram a necessidade de como primeira medida para atingir este objetivo é o realinhamento dos valores pagos pelo SUS aos prestadores de serviço, tanto às clínicas, como à indústria.
Outros temas e propostas como a bitributação, a regionalização dos preços foram levados, mas, segundo o MS seriam necessárias medidas que não são passíveis de implantação a curto e médio prazo.
A SAS manifestou a necessidade de se estabelecer metas a serem atingidas, caso haja algum reajuste.
De resultado da reunião, o compromisso da SAS é de manter o assunto em pauta, e, de consultar, em reunião próxima, os gestores municipais e estaduais para verificar alguma forma de participação destas instâncias neste eventual aumento.
As entidades explicaram que parte destes gestores vêm reiteradamente retendo os recursos disponibilizados pelo MS para o pagamento da TRS, e, que, dificilmente estes gestores venham assumir mais gastos.
Apesar disto, esta foi a posição final da reunião, e, a SAS ficou de fazer contato sobre o resultado da reunião citada acima com os gestores.
Quanto a revisão da portaria nº 389/14, ainda está em análise e deve ser republicada em breve.