ABCDT participa de mesa sobre gestão com foco em diálise, no 12º Congresso Mineiro de Nefrologia

0
76

Em 27 de maio/2017 a ABCDT participou da mesa sobre gestão com foco em diálise, realizada no 12º Congresso Mineiro de Nefrologia, em Ouro Preto/MG.
A mesa foi coordenada pelo Dr. Daniel Calazans, presidente da Sociedade Mineira de Nefrologia e teve como temas: Análise setorial para clínicas de Hemodiálise; Gestão de Hemodiálise de convênio: Uma experiência Brasiliense; Gestão de Hospitais: Novos paradigmas; Diálise Domiciliar Assistida por Profissional: como viabilizar e manter um programa?
A ABCDT falou sobre a “Análise setorial para clínicas de hemodiálise”, representada pelo senhor Fabrício Ribeiro. Ele fez uma ampla exposição sobre o setor de diálise, destacando os 10 highlights ou pontos altos, os desafios e propostas, oportunidades de gestão, mercado/diálise – históricos e tendências, desafios de curto prazo e proposta de agenda.
De acordo com o Fabrício, as clínicas de diálise enfrentam desafios estruturais e conjunturais a curto prazo e precisam encontrar caminhos alternativos para driblar a crise. Ele mostrou que é preciso um reforço das ações coletivas (via ABCDT), com análises, estudos e formulação de teses e propostas, representação, discussões e atuação (governos e imprensa), criação de mecanismos para redução de custos, informações, comunicação e capacitação. E também um reforço das ações individuais, com evoluções de gestão a partir do econômico financeiro – revisão de processos, custos e receitas, reforço da gestão do caixa e orçamento, controles e governança; revisão do passivo e custo de capital; evolução contábil e tributária; inovação e parcerias.
Também participaram da mesa o Dr. Istênio José Fernandes Pascoal (DF), Dr. Mauro Oscar Soares de Souza Lima (HMC) MG e o Dr. Alan Castro Azevedo e Silva (CDR-Serviços Hospitalares) RJ.

Fabricio CMN