ABCDT e SBN se reúnem com técnicos da ANVISA

0
46

No período da tarde desta quarta-feira (19/07/2017) as diretorias da ABCDT e SBN se reuniram com o senhor Diogo Pena, Gerente-Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde-GGTES/ANVISA para discutir sobre o cenário da nefrologia brasileira e as dificuldades de cumprimento do artigo 60 da RDC Nº 11/2014.
As entidades mais uma vez mostram as dificuldades financeiras das clínicas de diálise para cumprirem a norma. O Dr. Yussif Ali Mere Junior, presidente da ABCDT alertou que quando se fala em reuso e contaminação, a culpabilidade é do reuso como um todo e não da linha especificamente. “Se ao final desses 120 dias de suspensão do artigo 60 não for tomada nenhuma decisão e formos obrigados a fazer o descarte, corremos sim o risco de diminuir o acesso dos pacientes ao tratamento”, ressaltou Dr. Yussif.
O Dr. Miguel Carlos Riella, diretor de políticas associativas da SBN, sugeriu que seja criado um protocolo que comprove a segurança do reuso. Mas para isso as entidades precisarão de pelo menos seis meses para consolidação dos dados.
O sr. Diogo esclareceu que a GGTES trabalha com o princípio da precaução e está aberta a receber evidências que comprovem a segurança do reuso. E ainda esclareceu que sua área é exclusivamente técnica e que a parte política é decidida pela diretoria colegiada da ANVISA. Ele se mostrou disposto a ajudar as entidades a se reunirem com os diretores de cada área que compõe a diretoria colegiada.
Em breve serão agendadas novas reuniões com a diretoria da ANVISA para entendimento entre as partes.

20170719_154907