ABCDT e SBN participam de reunião com o Senador Humberto Costa

0
55

A Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante – ABCDT e a Sociedade Brasileira de Nefrologia – SBN participaram em 24 de fevereiro/15 de uma reunião com o Senador Humberto Costa do PT/PE, em Brasília. Estavam presentes o presidente da ABCDT, Dr. Hélio Vida Cassi, o vice-presidente, Dr. Paulo Luconi, o vice-presidente regional nordeste, Dr. Paulo Sette e o suplente do Departamento de Nefrologia Clínica da SBN, Dr. Adolfo Henrique Rodrigues Simon e o Dr. Marcelo Pereira Lodônio, presidente regional do Distrito Federal da SBN.
As entidades mostraram ao Senador que as clínicas de diálise oferecem tratamento a cerca de 100.000 pacientes renais crônicos em todo o país e que 90% desse tratamento é custeado pelo Sistema Único de Saúde – SUS. E em decorrência da defasagem cada vez maior entre os custos e o reembolso ofertado pelo Governo, essas clínicas estão hoje em situação de insolvência, à beira da falência, sem condições para continuar atendendo esses pacientes.

A adequação do valor pago pelo procedimento de hemodiálise para, no mínimo, R$ 240,00 por sessão; a implementação do programa nacional de prevenção e tratamento da doença renal crônica conforme portaria nº 389/14 do Ministério da Saúde, publicada há um ano e até a presente data sem implementação prática, e a isonomia do reembolso efetuado para os procedimentos de hemodiálise em pacientes portadores de doenças virais, como HIV, HCV e HBsAg foram as principais reivindicações feitas pelas entidades.
A ABCDT e SBN pediram a ajuda do Senador para abrir um novo canal de comunicação com o Ministério da Saúde para rediscutir essas questões e equacionar todos os problemas enfrentados pelo setor da nefrologia.
O Senador mostrou-se bastante preocupado com a situação da nefrologia e colocou as entidades em contato com a Secretária Executiva do Ministério da Saúde, Dra. Ana Paula Soter, para que seja agendada uma reunião com a Secretária de Atenção à Saúde – SAS, Dra. Lumena Almeida Castro Furtado, o mais breve possível.


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui