ABCDT e SBN buscam soluções para crise da diálise

0
56

Reunião MS - Palácio do Planalto IINo dia 21 de março de 2018, a Sociedade Brasileira de Nefrologia ( SBN) representada pela presidente, Dra. Carmen Tzanno, a Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT), representada pelos Diretores, Dr. Leonardo Barberes e Dr. Marcos Vieira e a nefrologista Dra. Maria Aparecida Arroyo, fundadora da ABREC, Associação Beneficente dos Renais Crônicos de Mato Grosso do Sul (Abrec/MS)estiveram reunidos no Palácio do Planalto, em Brasília com o Ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Eng. Carlos Marun, com o Ministro da Saúde, Eng. Ricardo Barros e o Coordenador da Coordenação-Geral de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas (CGAPDC) do DAET-SAS, Dr. Sandro Martins.
As entidades foram muito bem recebidas pelo Ministro Carlos Marun, que de forma atenciosa e competente, intermediou o diálogo com o Ministro da Saúde e sua equipe técnica, em busca de soluções para a Terapia Renal Substitutiva – TRS.
A SBN e ABCDT reivindicaram a republicação da portaria Nº 389/2014 revisada, a ampliação do acesso à terapia, a importância da reflexão sobre o impacto econômico financeiro do reuso zero e suas implicações na melhoria da qualidade e segurança da assistência. Também foi solicitado a ampliação do acesso à diálise peritoneal e inclusão de procedimentos e a necessidade de mais verbas para o setor.
O Ministro da Saúde e sua equipe foram receptivos, ouviram as demandas, esclareceram dúvidas, expuseram as dificuldades e os limites orçamentários.
As entidades acreditam que conseguiram apresentar a crise da TRS de forma elucidativa do ponto de vista do médico especialista, dos pacientes e das clínicas prestadoras de serviços. E estão confiantes no empenho do Governo em buscar soluções a curto prazo.
A reunião transcorreu em clima de cordialidade.

Reunião MS - Palácio do Planalto