ABCDT discute oferta de vagas e pagamento da TRS com Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro

0
53

A ABCDT participou nesta quarta-feira (28/03/2018) de reunião com a Coordenadoria de Contratualização, Controle e Auditoria, e com Subsecretaria de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro com o objetivo de discutir a oferta de vagas, leitos de retaguarda e pagamento da Terapia Renal Substitutiva – TRS para as clínicas de diálise que prestam serviço ao SUS.
Participaram da reunião, representando a Subsecretaria de Regulação, a Dra. Luzia Lamosa, Dra. Vania Quintaneira, a Dra. Marília Paz e o Dr. Roberto de Freitas Vicent; representando a Subsecretaria de Regulação, a Dra. Claudia Lunardi e a Dra. Cristiany Ávila e representando a ABCDT, o Dr. Leonardo Barberes.
A Dra. Luiza informou que será exigido que as Unidades cumpram o contrato em relação a realização do procedimento de fístulas no período máximo de três meses. Será criado um projeto de fístulas em três grupos: quem está em tratamento, quem entrará em tratamento e o ambulatório pré-dialítico. O responsável técnico da Unidade terá que participar da reunião de Acompanhamento de Contrato regularmente. A Dra. Luiza ainda comentou que existe a possibilidade de pactuação com alguns hospitais Federais a fim de distribuir os pacientes que necessitam confeccionar fístula artério venosa, devido à falta de assistência das Unidades de TRS. Para isto, será solicitado que a Comissão de Acompanhamento de Contrato peça às Unidades a relação de pacientes que necessitam de acesso vascular para hemodiálise.
O Dr. Leonardo Barberes propôs que as 21 clínicas que prestam serviço ao SUS sejam reunidas para discutir sobre o acesso dos pacientes. No entanto, a resposta foi que a Secretaria entende que existe uma deficiência na oferta de vagas e uma longa fila de espera aliada a isso, mas que todos os pontos discutidos na reunião serão identificados, mapeados e analisados para uma apresentação aos prestadores.
Foi agendada uma nova reunião com a ABCDT para o dia 25 de abril de 2018. E até a segunda semana de maio de 2018, será realizada reunião com os prestadores para apresentação dos resultados.