ABCDT discute novas metas para a nefrologia em 2015

0
86

A ABCDT realizou em 27/08/2014, em São Paulo, uma reunião para discutir novas metas em relação à questão da crise da nefrologia. Participaram membros da diretoria da ABCDT, o presidente da SBN, Dr. Daniel Rinaldi, o presidente da FENAPAR, Renato Padilha, o presidente da ABRASRENAL, Gilson Nascimento, o candidato a Deputado Federal por Santa Catarina, Dr. Xuxo, a Dra. Carmen Vilarino, representando os associados do Estado do Rio de Janeiro, o Dr. Gustavo Capanema representando os associados do Estado de Minas Gerais e o Dr. José Euber, assessor político da diretoria da ABCDT.

O presidente da ABCDT, Dr. Hélio Vida Cassi, fez uma abordagem sobre a crise da hemodiálise e mostrou um estudo feito pela ABCDT, no qual faz uma comparação dos reajustes da hemodiálise no século 21, a inflação e o salário mínimo. “Nos últimos 14 anos a hemodiálise teve um reajuste de 63% enquanto o IGPM e a salário mínimo aumentaram 118% e 177% respectivamente”, afirma Dr. Hélio. Que ainda ressaltou a enorme dificuldade em gerenciar as clínicas com pouco recurso e que a melhor forma de conseguir mudar esta situação é iniciar um trabalho com a imprensa a curto e médio prazo, para sensibilizar a opinião pública.
A linha de cuidado dos pacientes renais crônicos em relação ao financiamento também foi discutida. Todos foram unânimes quanto à necessidade da criação do atendimento ambulatorial, porém, sem a adesão das clínicas não tem como funcionar. A ideia é buscar a união das entidades para adequar a portaria aos custos. “Da forma como foi aplicado não é sustentável”, afirmou o Dr. Paulo Luconi. O presidente da SBN, Dr. Daniel Rinaldi, concordou que o Governo sabe que para implantar o plano ambulatorial, precisa do apoio dos nefrologistas, mas acredita que este ano será difícil negociar valores. “Porém, de acordo com documento da Organização Mundial de Saúde – OMS os Governos terão que atingir metas para atendimento dos pacientes”, declarou Dr. Rinaldi.
Como o momento é de campanha política, a entidade resolveu que é preciso apoiar a candidatura de deputados federais que possam levantar a bandeira da nefrologia. Todos deram apoio à candidatura do Dr. Xuxo, ex-presidente da ABCDT, que participou ativamente da reunião e acredita que este é o momento de organizar reuniões com os presidenciáveis e apresentar as propostas. A eleição do Dr. Xuxo pode ser muito positiva para a nefrologia, pois assim a classe terá um representante na Câmara Federal que conhece a política renal. O Dr Xuxo está empenhado em trabalhar para uma nefrologia melhor. Acessem o site e contribuam com a campanha, é muito fácil doar: www.drxuxo.com.br.
A reunião foi finalizada com as seguintes ações a serem efetivadas.
1)Manter aberto um canal de comunicação com o Ministério da Sáude, embora racionalmente sabe-se que não haverá mudanças em relação à nefrologia ainda neste ano.
2)Apresentar aos candidatos à Presidência, Aécio Neves e Marina Silva um plano de prevenção e tratamento da doença renal crônica no Brasil, solicitando sua implantação caso sejam eleitos, com o apoio da FENAPAR – Renato Padilha e Dr. José Euber – para agendamento com os candidatos.
3)Após explanação do Advogado Julio Cesar Bueno do Escritório Pinheiro Neto de São Paulo, houve consenso de que pelo menos por enquanto nenhuma iniciativa na área jurídica será tomada pela Associação.
4)Apoiar e participar junto com a ABRASRENAL – Gilson Nascimento – em iniciativas no sentido de apresentar uma tábua de reivindicações para o setor na Comissão de Seguridade Social e Família e na Frente Parlamentar da Saúde na Câmara dos Deputados em Brasília.
5)Solicitar orçamento para contratação de empresa especializada para planejamento de marketing e comunicação em mídias, a fim de estabelecer um plano de divulgação do tratamento dialítico e das clínicas de diálise do Brasil.
6)Apoiar a candidatura de nefrologistas para a Câmara Federal.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui