30 ANOS – Fundação Pró-Renal

0
46

Pioneirismo e sinônimo de desenvolvimento da medicina no país em relação à Doença Renal.
Em 16 de julho/2014 a Fundação Pró-Renal comemora 30 anos de existência. Inicialmente estabelecida como uma instituição de apoio a pesquisa em enfermidades renais e metabólicas, e mais tarde, baseado em todo contexto social, na queda da atividade laboral, na dependência de um tratamento substitutivo, nas complicações associadas que se juntam a doença, enfim, diversas necessidades oportunizaram um foco maior sobre a assistência na saúde destes Pacientes. Diante destas questões, a Fundação Pró-Renal criou e mantêm suas ações em três pilares importantes: Educação e Prevenção, Assistência ao Paciente Renal através de uma equipe multiprofissional e apoio a Pesquisa.

Um dos seus pilares a Pesquisa das Enfermidades Renais e Metabólicas, tem como objetivo, minimizar os impactos clínicos da Doença e garantir uma melhor qualidade de vida ao Paciente Renal.
Além disto, já nos primeiros anos de Fundação, ficou evidente outras necessidades do Paciente: cestas básicas, exames complementares, suplementos vitamínicos, nutricionais, medicações e outros cuidados . A Fundação então, além da Pesquisa, integra o atendimento da Assistência como cuidado integrado, através de uma equipe de saúde multiprofissional: médicos, equipe de enfermagem, psicólogas, podólogos, dentistas, assistentes sociais, farmacêuticos e nutricionistas.
A Fundação Pró-Renal também é pioneira no cuidado do Pé Diabético dos Pacientes Renais, com o objetivo de evitar inflamações e possíveis amputações dos dedos.
Na última década, com o melhor conhecimento médico e científico da Doença Renal e com a participação e apoio de uma Campanha Internacional – IFKF, a Pró-Renal inicia um Programa de Prevenção e Educação da Doença Renal, realizado por meio de campanhas e com o apoio de celebridades. Aqui se inicia um forte combate frente à progressão da Doença e a detecção precoce desta junto com a comunidade, com a educação sobre os fatores e grupos de riscos e com a realização de exames simples que podem avaliar o grau de lesão nos rins. Nestes últimos anos, mais de 60 mil pessoas foram orientadas e realizaram exames de urina para detectar algum tipo de problema renal.
Nos últimos cinco anos a Pró-Renal ampliou o atendimento de Assistência Integrada Multiprofissional, com a inauguração de um Centro de Nefrologia Intervencionista – o Hospital Dia, na mesma sede, onde os procedimentos cirúrgicos realizados até então em hospitais, passaram a ser realizados em caráter ambulatorial, com tecnologia de ponta, o que garante maior sucesso e menor complicação no procedimento. Uma ação de humanização onde o mesmo profissional Nefrologista- cirurgião, além de atender o paciente e familiares, realiza o procedimento de implantação do acesso a Diálise no próprio prédio da Pró-Renal – centro cirúrgico.
A equipe da Pró Renal se destaca nestes últimos 30 anos no Transplante Renal, pelos resultados e número crescente de cirurgias realizadas no Estado do Paraná. Com o objetivo de reduzir o processo inflamatório dos candidatos na fila de transplante, a FPR oferece o serviço de Odontologia, único no Estado que promove a Prevenção da Doença Gengival, indispensável para o Paciente Renal.
Há três anos a Fundação inaugurou mais uma sala cirúrgica, no Centro Intervencionista, para procedimentos em aparelhos intensificadores de imagem como o Arco em C. Também disponibilizou um consultório para realização de ultrassonografias, possibilitando maior rapidez no diagnóstico, sem custo adicional para o Paciente.
Pontos relevantes da história:
1.A história da Nefrologia em Curitiba e estado do Paraná é contada através das ações / serviços prestados pela Pró-Renal e outras conquistas nestes 30 anos.
2.O pioneirismo na modalidade de Tratamento Domiciliar, garante ao paciente uma vida com mais qualidade e a humanização do tratamento junto a seus familiares foi trazida ao Brasil pela Fundação Pró-Renal . A primeira paciente brasileira com repercussão internacional pelo tempo de sobrevida no método de Diálise Peritoneal foi atendida na Pró-Renal.
3.É a única Instituição do Paraná que promove Assistência de Saúde Multiprofissional Integrada ao Paciente Renal.
4.É a única que realiza Campanhas de Prevenção da Doença Renal e promoção da saúde contínuas e gratuitas para a comunidade. Oferece também o Tratamento Conservador para Pacientes xyz…
5.A Fundação promove juntamente com a Sociedade Internacional de Nefrologia e a Federação Internacional de Fundações do Rim o Dia Mundial do Rim no mês de março.
6.A Fundação Pró-Renal é referência Nacional e Internacional na Educação e formação de profissionais da saúde na área da Nefrologia.
7.Pelo seu caráter Educativo e Preventivo, Assistencial e de Pesquisa a FPR apresenta ao Estado do Paraná e Brasil, um modelo humanizado, de alta complexidade técnica e de qualidade clínica internacional.
8.Humanização, formação profissional e a sustentabilidade são referências de toda história.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui