Até 2,3 mil sessões de hemodiálise poderão ser feitas em centro público de João Pessoa

0
59

Local foi inaugurado nesta quarta-feira (16) e deve atender mais de 208 municípios, diz prefeitura.
O Centro Municipal de Hemodiálises Doutor Geraldo Guedes Pereira, com capacidade para realizar até 2,3 mil procedimentos por mês e 32 atendimentos por turno, segundo a Prefeitura, foi inaugurado nesta quarta-feira (16), em João Pessoa. O novo serviço público de nefrologia deve atender pessoas da capital e de mais de 208 municípios pactuados, por meio de um convênio com o Hospital São Vicente de Paulo.
No local, cada usuário com problema renal crônico poderá passar por sessões de hemodiálise, além de poder receber serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças renais. Ao todo, de acordo com a Prefeitura, foram investidos mais de R$ 4 milhões.
Conforme informou a Prefeitura, a unidade de saúde conta com quatro salas para hemodiálise; consultórios médico e de enfermagem; sala multiprofissional – com assistente social, psicólogo, nutricionista; salas administrativas; copa; sala de emergência; e farmácia.
O atendimento aos pacientes renais crônicos já era oferecido pelo Sistema Único de Saúde em quatro clínicas credenciadas, da rede privada. No entanto, segundo a Prefeitura, agora o serviço será ampliado e deve ofertar, por meio da regulação de pacientes, mais uma opção pública de atendimento.
O centro de hemodiálises será gerenciado pelo Instituto Walfredo Guedes Pereira, que é ligado ao Hospital São Vicente de Paulo, por meio de um contrato firmado, após processo licitatório, com a Secretaria Municipal de Saúde.
Fonte: G1 – https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/ate-23-mil-sessoes-de-hemodialise-poderao-ser-feitas-em-centro-publico-de-joao-pessoa.ghtml – 17/05/2018