Presidente da ABCDT fala da importância do financiamento adequado para a hemodiálise

0
50

O Presidente da ABCDT, Dr. Yussif Ali Mere Junior, participou na manhã desta terça-feira (19/09/2017) de Audiência Pública no Plenário 07 da Câmara dos Deputados, em Brasilia.
A audiência foi promovida pela Comissão de Seguridade Social e Família. O debate foi proposto pelos deputados Henrique Mandetta (DEM-MS) e Silas Freire (Pode-PI). E o objetivo foi debater a hemodiálise no Brasil e a situação dos pacientes renais crônicos.
De acordo com o Dr. Yussif, o Brasil presta um serviço de qualidade inquestionável no que diz respeito a Terapia Renal Substitutiva – TRS. Mas os governos, por falta de dinheiro, reprimem a demanda. “Na região de Sorocaba/SP, por exemplo, existe uma lista de 150 pacientes aguardando na fila para realizar o tratamento de hemodiálise. A estrutura para atender a esta demanda existe, porém, não existe financiamento. Temos que ampliar o serviço.”, declarou ele.
Também participaram da mesa o representante da gerência-geral de Tecnologia em Serviços de Saúde da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) André Oliveira Rezende de Souza; a Chefe de gabinete da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Maria Inês Gadelha; o diretor de Políticas Associativas da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Miguel Carlos Riella e o presidente da Associação dos Pacientes Renais do Piauí (Abrepi), Luiz Gonzaga Moreira Filho.
O Dr. Miguel Riella, destacou que a maior ameaça par ao setor no momento é a baixa remuneração da sessão de hemodiálise e o descarte de linhas arteriais e venosas. Pois sem o financiamento adequado é inviável fazer o descarte de linhas.
Após a apresentação de todos, o debate foi aberto ao público presente e também pelo portal e-Democracia.

20170919_132856