12º Congresso Mineiro de Nefrologia e 3º Simpósio Mineiro de Transplante Renal

0
58

20170526_102950
Realizado nos dias 25,26 e 27 de maio/2017 no Centro de Artes e Convenções da UFOP, em Ouro Preto, o evento foi um grande sucesso.
A comissão organizadora foi formada pelo Dr. Daniel Calazans, presidente da Sociedade Mineira de Nefrologia, Dr. José Pazeli Júnior, presidente do Congresso, Dra. Lilian Carmo, Dr. José de Resende Neto, Dr. Fernando Lucas Junior, Dra. Helady Sanders e Dra. Silvia Corradi.
Na mesa de abertura estiveram presentes a presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia – SBN, Dra. Carmen Tzanno, Dr. Yussif Ali Mere Junior, presidente da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante – ABCDT, Dr. Agnaldo Lima, representando a Associação Médica de Minas Gerais, Dr. Daniel Calazans, Dr. José Pazeli Junior e Dr. José Neto.
O curso pré-congresso de ultrassonografia Point Of Care nefrologia foi coordenado pelo Dr. José Pazeli Junior e contou como preceptores Dr. Marcus Gomes Bastos e Dra. Ana Luisa Vieira.
Importantes nomes da nefrologia mundial estiveram presentes como o Dr. Paul Palevsky, Dr. James Tumlin e Dra. Vandana Dua Niyyar.
O número de inscritos ultrapassou as expectativas. O CMN foi marcado pelo excelente nível científico, temas de muita relevância na pratica clínica. E com o aconchego e hospitalidade de sempre dos mineiros.
O professor Dr. Joao Milton Penido foi homenageado com a comenda Antônio Paolucci pelo seu relevante papel na nefrologia mineira.
Na sexta-feira ocorreu reunião envolvendo a ABCDT, SBN e sócios. “Objetivamos oferecer o mesmo tratamento a todos os nossos pacientes, não concordamos com meio-reuso para soronegativos e não-reuso para soropositivos. Nossa meta é o bem-estar e a segurança do paciente. Reuso zero com reembolso adequado”, declarou Dr. Daniel Calazans.
Ainda foi discutido a revisão da portaria nº 389/2014, revisão da RDC nº11/2014 e aumento do reembolso por sessão de HD. Outro tema discutido foi a queda da coparticipação nas operadoras de saúde para diálise e a incorporação da DPA no rol da ANS. Antigas reivindicações ainda a espera.
No sábado foi realizado o lançamento do Choosing Wisely na nefrologia, capitaneado pelo Dr José Neto, da SMN em parceria com a SBN.

20170526_182706